#Sharing_Empowers 2019

O projeto #Sharing_Empowers foi iniciado pela turma do 2º ano do CTeSP em Desenvolvimento de Conteúdos Interativos, no âmbito da unidade curricular de Projeto em Ambientes Aplicacionais e Redes Sociais, lecionada por Manuela Lopes e Marta Noronha, com a colaboração de outros docentes e alunos do DAM. Partindo da habitual proposta da Câmara Municipal de Penafiel para criar um painel a expor num espaço público da cidade, o Largo Nossa Senhora da Ajuda, no âmbito da iniciativa anual Penafiel Cidade Natal, o Sharing Empowers tornou-se um projeto colaborativo de intervenção e de mapeamento de comportamento humano na utilização das redes sociais, a larga escala e com participação de parceiros internacionais, nomeadamente universidades da Colômbia, Brasil e Macau.
Envolveu, como em anos anteriores, uma intervenção estética associada ao Natal, no Largo da Ajuda, colocando ao público duas questões: “Como pode o mundo mudar para ficar melhor para ti?” e “O que podes tu fazer para mudar o mundo?”. As respostas, em papel, vídeo e publicações nas redes sociais Facebook e Instagram, permitiram criar uma corrente de partilha e solidariedade.
Para criar uma maior visibilidade para o projeto, considerando o que se sabe sobre a “viralização” de conteúdos online, foi dinamizada uma transmissão em direto (live stream) nas redes sociais, no dia 17 de dezembro de 2019, de uma aula que contou com participantes especiais: um rebanho de ovelhas.
A ação, devidamente autorizada pela ORBEA (Órgão Responsável de Bem-estar e Ética Animal), visou ser um alerta para a necessidade de adoção de novos comportamentos, sendo as ovelhas e a sua presença em rebanho o cerne da metáfora que deu sentido ao projeto de investigação no âmbito do Núcleo de Investigação em Artes e Multimédia (NIAM). A ação teve como objetivo incitar à reflexão sobre a ética do cuidar, o respeito pela individualidade de cada um e pelo ecossistema a que pertencemos, questionando o acatamento ordeiro e inquestionado de políticas educativas, forças publicitárias, consensos sociais ou sistemas instituídos.